sábado, 27 de junho de 2015

Educação Física na Escola

Ultimamente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. isso tem culpa dos próprios professores, que não procuraram se atualizar, e fazer a diferença no meio escolar, assim quebrando esse preconceito que acaba manchando a história da Educação Física.

Infelizmente muitos professores, ainda dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor, e faz a imagem do professor de educação física ser a aquele rola bola, aquele professor que não da aula é aquele que deixa o aluno fazer o que quiser na sua aula. Muitos professores que não se preocupa em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, querer trabalhar, querer trazer algo novo nos seus planos de aula, ter seriedade e muita criatividade.

Num primeiro ângulo é a existência prática, na qual o sujeito se dirige à natureza física, seu primeiro ambiente natural, e estabelece uma relação de troca e apropriações fundamental para sua sobrevivência. Por fazer parte da natureza, impõe-se um permanente intercâmbio com esta para repor elementos físicos de seu organismo. 
Num segundo ângulo, o agir humano refere-se ao seu semelhante. A esfera social é o outro ambiente com o qual precisa continuamente interagir para sobreviver como membro do grupo. Num terceiro ângulo, a ação humana relaciona-se com outro ambiente, igualmente imprescindível, formado pelas referências da sua subjetividade: a cultura simbólica, universo no qual também se desdobra a sua existência (Severino, 2002, p. 47).

A Educação Física tem uma vantagem em cima das outras disciplinas, ela têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada, isso permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação do grupo e do indivíduo, por parte do professor que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

Hudson Alves Machado

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