sexta-feira, 26 de junho de 2015

Café com Prosa, uma reflexão.


Algumas tendências pós modernas presente na atual cultura, principalmente

em alguns setores da humanidade e das ciências sociais, questiona a

possibilidade de uma verdade objetiva, independente de outros pontos de vista.

Dentro desse contexto podemos dar ênfase no relativismo, onde a verdade é

múltipla e depende do ponto de vista do sujeito ou do contexto em que é

formulada. Assim, todas as afirmações, sejam científicas, filosóficas, religiosas,

etc., seriam diferentes "narrativas", que deveriam ser compreendidas em seus

respectivos contextos históricos, culturais e lingüísticos, pois apenas revelariam

os preconceitos culturais de diferentes narradores. Os critérios de verdade,

dizem-nos, são relativos às diferentes práticas e culturas e não há qualquer juiz

ou padrão de racionalidade imparcial e superior capaz de avaliar essas

diferentes narrativas.

Penso que esse relativismo pós moderno não é apenas incoerente, mas

também têm conseqüências absurdas, verdadeiros contra-sensos que não

condizem com a realidade. Uma afirmação fatual não pode ser considerada

verdadeira ou falsa apenas dentro de certo sistema de crenças particular. Se

por um lado é necessário certo “relativismo” no procedimento do antropólogo

que estuda o papel de diferentes costumes em várias culturas, disso não se

segue um relativismo cognitivo que afirma ser a verdade apenas uma questão

de diferentes práticas culturais, de diferentes maneiras de “conhecer o mundo”.

A filosofia não tem o caráter empírico da física e sim um caráter conceitual,

mas também é diferente da matemática, por não dispor de métodos formais de

demonstração e por se ocupar de problemas diferentes. O que interessa saber

é que somente nesse sentido a idéia de que haveria diferentes "critérios" para

diferentes atividades intelectuais pode ser entendida de maneira razoável, pois

do contrário teremos que admitir um relativismo metodológico inaceitável, que é

típico do discurso pós-moderno e suas conseqüências absurdas.



Henrique Targueta

Um comentário:

  1. O texto considera as muitas formas de pensamentos e conceitos, desenvolvidos em um meio histórico social.

    Hudson Alves Machado

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