Café com Prosa, uma reflexão.
Algumas tendências pós modernas presente na atual cultura, principalmente
em alguns setores da humanidade e das ciências sociais, questiona a
possibilidade de uma verdade objetiva, independente de outros pontos de vista.
Dentro desse contexto podemos dar ênfase no relativismo, onde a verdade é
múltipla e depende do ponto de vista do sujeito ou do contexto em que é
formulada. Assim, todas as afirmações, sejam científicas, filosóficas, religiosas,
etc., seriam diferentes "narrativas", que deveriam ser compreendidas em seus
respectivos contextos históricos, culturais e lingüísticos, pois apenas revelariam
os preconceitos culturais de diferentes narradores. Os critérios de verdade,
dizem-nos, são relativos às diferentes práticas e culturas e não há qualquer juiz
ou padrão de racionalidade imparcial e superior capaz de avaliar essas
diferentes narrativas.
Penso que esse relativismo pós moderno não é apenas incoerente, mas
também têm conseqüências absurdas, verdadeiros contra-sensos que não
condizem com a realidade. Uma afirmação fatual não pode ser considerada
verdadeira ou falsa apenas dentro de certo sistema de crenças particular. Se
por um lado é necessário certo “relativismo” no procedimento do antropólogo
que estuda o papel de diferentes costumes em várias culturas, disso não se
segue um relativismo cognitivo que afirma ser a verdade apenas uma questão
de diferentes práticas culturais, de diferentes maneiras de “conhecer o mundo”.
A filosofia não tem o caráter empírico da física e sim um caráter conceitual,
mas também é diferente da matemática, por não dispor de métodos formais de
demonstração e por se ocupar de problemas diferentes. O que interessa saber
é que somente nesse sentido a idéia de que haveria diferentes "critérios" para
diferentes atividades intelectuais pode ser entendida de maneira razoável, pois
do contrário teremos que admitir um relativismo metodológico inaceitável, que é
típico do discurso pós-moderno e suas conseqüências absurdas.
Henrique Targueta
O texto considera as muitas formas de pensamentos e conceitos, desenvolvidos em um meio histórico social.
ResponderExcluirHudson Alves Machado