sábado, 20 de junho de 2015

CAFÉ COM PROSA

Com Base no que foi dito e debatido no nosso encontro ao qual podemos contar com a presença da Drª Sandra e do Dr° Robson,  que por sinal foi bem esclarecedor se tratando  do tema “Pós- Moderno e a Educação”. Deu a entender que essa expressão está relacionada com a arte, e veio a se tornar um campo histórico e filosófico na década de 70.
O ponto que chamou mais a atenção foi do momento que se focou na “VERDADE”. Deu a se entender que a realidade não é desvendada, ela é fabricada, se quisermos entender daquele mundo que foi fabricado, devemos compreender a linguagem que o criou. Não a um mundo objetivo comum que existe de fato, a mundo que são criados pela linguagem. Portanto, a verdade é extremamente particularizada e no fundo a verdade é uma conversão que cada grupo vai estabelecer. Isso tudo tem a ver com a virada linguística, que foi o movimento da filosofia no século XX, dando ênfase ao tratamento dessa linguagem: É a linguagem que dá existência ao mundo. Então existe mundos diferentes de acordo com suas linguagens que também são diferentes, tem muito a ver com a cultura.

Em se tratando da escola nesse mundo pós- moderno, umas das coisas mais importantes que ela pode fazer é ser forte, diante do conhecimento que o aluno traz para gente, pois ele não chega vazio, ele traz consigo muitos conhecimentos e muitas experiências na bagagem. Então a escola deveria ser ponte entre esse conhecimento espontâneo adquirido na família, na rua , etc. E o conhecimento sistematizado adquirido a partir de diversas disciplinas estudadas. Contudo enriquece a vida do aluno. 

Juliana Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário