Com
Base no que foi dito e debatido no nosso encontro ao qual podemos contar com a
presença da Drª Sandra e do Dr° Robson,
que por sinal foi bem esclarecedor se tratando do tema “Pós- Moderno e a Educação”. Deu a
entender que essa expressão está relacionada com a arte, e veio a se tornar um
campo histórico e filosófico na década de 70.
O
ponto que chamou mais a atenção foi do momento que se focou na “VERDADE”. Deu a
se entender que a realidade não é desvendada, ela é fabricada, se quisermos
entender daquele mundo que foi fabricado, devemos compreender a linguagem que o
criou. Não a um mundo objetivo comum que existe de fato, a mundo que são
criados pela linguagem. Portanto, a verdade é extremamente particularizada e no
fundo a verdade é uma conversão que cada grupo vai estabelecer. Isso tudo tem a
ver com a virada linguística, que foi o movimento da filosofia no século XX,
dando ênfase ao tratamento dessa linguagem: É a linguagem que dá existência ao
mundo. Então existe mundos diferentes de acordo com suas linguagens que também
são diferentes, tem muito a ver com a cultura.
Em
se tratando da escola nesse mundo pós- moderno, umas das coisas mais importantes
que ela pode fazer é ser forte, diante do conhecimento que o aluno traz para gente,
pois ele não chega vazio, ele traz consigo muitos conhecimentos e muitas experiências
na bagagem. Então a escola deveria ser ponte entre esse conhecimento espontâneo
adquirido na família, na rua , etc. E o conhecimento sistematizado adquirido a
partir de diversas disciplinas estudadas. Contudo enriquece a vida do aluno.
Juliana Rocha
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