quarta-feira, 10 de junho de 2015

PÓS-MODERNO E A EDUCAÇÃO (CAFÉ COM PROSA)
Falando do Pós-modernismo que ocorre na década de 1930, tendo influência do surgimento dentro do âmbito da arte moderna. Que pra falar deste assunto, tem uma suma importância discutir um pouco sobre o Iluminismo. Sendo que no Iluminismo todos nasce com a luz da razão, ou seja, de forma igual.

Diferente da idade média que discute de forma oposta, na qual se a pessoa nasce em classe social, ela consegue ter classe, caso contrário, isso não seria possível. Portanto isso se trata da desigualdade humana, onde se manifesta de forma desagradável no meio social. Porém para cada comunidade tem seu modo de cria uma narrativa que vão fabricar o mundo, ou seja, para cada comunidade tem sua verdade com relação ao mundo que se constitui, isso nada mais é que os “jogos de linguagem” estruturando o mundo de uma maneira diferente.

O pós-moderno na década de 1980, todas as interpretações e as regras do passado são validas para cada etnia e para diversos campos do conhecimento. Com isso, começa então surgir discussões entre autores sobre criticas e defesas do Pós-moderno.

As teorizações e as pesquisas em diversos campos das ciências sociais e humanas nesses últimos anos influenciados no campo da educação junto com o Pós-modernismo. Tendo em vista que neste momento ouve a “virada linguística” na qual recebe influencia do Pós-Modernismo dentre outros, para assim poder ter leques de se pensar e analisar sobre determinado assunto de forma mais amplo e crítico.

Após estabelecer forças nas pesquisas, esse movimento teórico dos estudos pós-críticos, visa o sujeito de forma brutal e sem importância alguma, exatamente por vê-lo sem autonomia e sem se preocuparem com as comprovações do mesmo. Problematizando assim as promessas modernas de liberdade dentre outras composições onde envolve e favorece o determinado sujeito.

Entretanto o pós-modernismo onde a pedagogia não diferencia a cultura erudita da cultura popular, sendo assim aproveitar as diversas linhas de pensamento que ambas possuem e estabelecer no cotidiano escolar e da sala de aula.  Contudo na educação devemos levar em conta as diversidades culturais que neste espaço riquíssimo chamado escola possui, onde assim devemos respeitar as diversidades que nela se encontra.

Jéssica R. F. Rasseli  

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