sexta-feira, 19 de junho de 2015

CAFÉ COM PROSA: PÓS-MODERNISMO
O pós-modernismo surge no âmbito da arte na década de 1930 na parte mais estética onde as pinturas modernas se tornam alvos de críticas, e logo depois no final do ano de 1970 essa expressão migrada para a área da filosofia.

No âmbito da educação, principalmente no Brasil, os pós-modernismos juntamente com o pós-estruturalismo influenciaram muito nas áreas de pesquisas de humanas e ciências sociais, fazendo uma nova estruturação linguística e conceitual de alguns assuntos, como por exemplo, os estudos feministas e de gênero, dos estudos multiculturais, étnicos, ecológicos, etc. Os novos conceitos, pensamentos e verdades sobre a diversidade que o pós-modernismo nos traz, fazem com que paramos para refletir sobre esse assunto. A diversidade está presente na sociedade desde seu surgimento, entretanto, só agora que ela está começando a ser “aceita” diante da sociedade. Diversidades que agregam na nossa cultura dever ser respeitadas e aceitas, como por exemplo, a sexualidade, que é um tabu diante da sociedade atual, mas deve ser levada em consideração que ela é uma diferença que não afeta ninguém e não causa mal nenhum, ou seja, ela só amplia nossa cultura e nossa diversidade. Uma diversidade que deveria ser banalizada, que não é digna de respeito, são os narcisistas, que não tem nada a contribuir com nossa cultura, apenas subtrair.

O pós-modernismo pode parecer magnífico, pois está sempre atrás de uma verdade nova, porém, talvez esse seja um de seus maiores riscos, pois nem toda verdade é verdadeira, ou o que possa ser verdade para um não é verdade para outro. Além disso, a verdade pode ser falsa, fazendo com que muitos acabam acreditando nessa falsa verdade para fins de benefícios próprios, como por exemplo, a política manipuladora, propagandas, etc.

 Vinicius Schultz

Nenhum comentário:

Postar um comentário