Nasce na década de 30 no
auge da arte no século XX, em que faz críticas aos relatos iluministas na
figura do herói da liberdade do conhecimento, apostando nos pequenos relatos e
afirmando que todos os conhecimentos são relatos que não precisam de comprovação,
são autolegitimadores. O pós-modernismo fez parte de várias discussões sobre
diferentes temas, em que se partilhava de diferentes perspectivas sobre os
temas discutidos. O pós-modernismo é basicamente a crítica da crítica, ou
pós-crítica. Lembro-me que em um momento da palestra no “Café com Prosa”, o
filósofo convidado nos deu um exemplo sobre o pós-modernismo, ou “crítica da
crítica”, e ele nos fala da época em que o ditador Hitler comandava a Alemanha.
O convidado fala da idéia de Hitler de “purificar” a nação alemã, exterminando
os judeus e pessoas de outras etnias. Logo após o exemplo, o pensador nos fala
do seu pensamento pós-moderno, em que faz uma crítica ao pensamento do ditador
alemão. O Dr. Robson nos evidencia o conflito entre seu pensamento e o de
Hilter, pois o ditador era contra o multiculturalismo e acreditava que apenas
os arianos eram de uma raça pura e superior. Já Robson é a favor do
multiculturalismo, a riqueza cultural evidenciada, as miscigenações e etc. Ele
também nos diz que uma cultura rica não é aquela que exclui indivíduos, mas que
aceita, e justamente por isso, Hitler claramente não estava interessado em uma
nação culturalmente diversificada, pois o mesmo excluía indivíduos que não
consideravam dignos de participarem da sociedade alemã. Até hoje vemos
discursos pós-modernos por aí, sejam em redes sociais, jornais ou até mesmo em
nossas escolas. O Pós-modernismo abrange críticas sobre a filosofia das
diferenças, estudos feministas e de gênero, estudos multiculturalistas, pós-colonialistas,
étnicos, ideológicos etc, ou seja, o discurso pós-moderno faz parte do nosso
cotidiano, da nossa vida, é através dele que evidenciamos nossos pensamentos ou
críticas, e é através dele que podemos ser pessoas menos alienadas e que
anseiam mais pelo conhecimento.
João Wesley Candeias
Lazarini
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