terça-feira, 16 de junho de 2015

CAFÉ COM PROSA - TEXO SOBRE O PÓS-MODERNISMO

O pós-modernismo surgiu na década de 30 no âmbito da arte moderna, passou para o campo da filosofia na década de 70. Todos os conhecimentos são relatos, não precisa de comprovação, ou seja, são auto-legitimadores. O conhecimento não tem que dizer o que é realidade, pois o conhecimento são jogos de linguagens, cada jogo de linguagem vai estruturar o mundo de uma forma diferente, o que interessa mesmo é os determinismos locais dado por esses arranjos linguísticos, pois são eles que supostamente criam mundos diferentes e incomensuráveis como os jogos de linguagem.
Na década de 80 o pós- modernismo entrou em várias discussões com diversos temas e área de conhecimento diferente na área da escola entrou em polêmica a cerca da literatura/historia, fato/ficção, historia, entre outras, no campo da cultura entrou na área da diferença/identidade cultural, culturas inglesas, multiculturalismo norte-americano, pós-colianialismo. Na sociologia da ciência existe junto com ele a defesa da simetria entre ciência e não-ciência, verdade e falsidade, sociedade e natureza. E a partir de Lyotarde mais outros autores começaram a discutir o pós-moderno, sendo freqüente eles usarem o termo teorizações pós-criticas para unir essas formas teóricas ou indicar alguma aproximação entre elas. Nos últimos anos as correntes teóricas sobre o pós-estruturalismo e pós-modernismo influenciam muito a querer saber sobre as teorizações e as pesquisas em diversos campos das ciências humanas e sociais, e esses efeitos combinados das correntes sintetizados talvez possam está na chamada virada linguística, que nada mais é o nome dado ao movimento ocorrido na filosofia no século XX, no qual o trabalho filosófico centra-se na linguagem que se  expressam no que chamamos de teorias pós-críticas em educação
A perspectiva pós-moderna de pedagogia compromete-se a não diferenciar cultura erudita da cultura popular, da ênfase no cotidiano da sala de aula. Ligada à questão de linguagem a filosofia da educação passa a ter novo papeis, entre ele está analisar as regras de uso da linguagem, reescrever o mundo a partir de novos vocabulários e metáforas.
O núcleo central do pós-modernismo está no relativismo ontológico e no ceticismo epistemológico.  A partir de construções discursivas e linguísticas, acredita-se que mundos diferentes são estruturados, o ceticismo epistemológico se nutre da postura antirrealista e relativista e sentencia que a realidade não pode ser conhecida. Ao abrir mão de qualquer referente objeto, perde-se qualquer critério para a avaliação de nossas crenças e, assim, todos ganham igualmente a legitimidade.
Pra mim o pós-modernismo é um jogo de ideia no qual o  objetivo é de provocar transtornos perante a sociedade caótica, fragmentada e consumista que vivemos. O ser humana se encontram mais interessados em possuir bens materiais do que com a relação ética, moral e cultural da sociedade. É preciso repensar as atitudes do ser humano para então poder manter a ética e moral do cidadão.


Elvis Castello Raimundo.

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