O pós-modernismo
surgiu na década de 30 no âmbito da arte moderna, passou para o campo da
filosofia na década de 70. Todos os conhecimentos são relatos, não precisa de comprovação,
ou seja, são auto-legitimadores. O conhecimento não tem que dizer o que é
realidade, pois o conhecimento são jogos de linguagens, cada jogo de linguagem
vai estruturar o mundo de uma forma diferente, o que interessa mesmo é os
determinismos locais dado por esses arranjos linguísticos, pois são eles que
supostamente criam mundos diferentes e incomensuráveis como os jogos de
linguagem.
Na
década de 80 o pós- modernismo entrou em várias discussões com diversos temas e
área de conhecimento diferente na área da escola entrou em polêmica a cerca da
literatura/historia, fato/ficção, historia, entre outras, no campo da cultura
entrou na área da diferença/identidade cultural, culturas inglesas,
multiculturalismo norte-americano, pós-colianialismo. Na sociologia da ciência
existe junto com ele a defesa da simetria entre ciência e não-ciência, verdade
e falsidade, sociedade e natureza. E a partir de Lyotarde mais outros autores
começaram a discutir o pós-moderno, sendo freqüente eles usarem o termo
teorizações pós-criticas para unir essas formas teóricas ou indicar alguma
aproximação entre elas. Nos últimos anos as correntes teóricas sobre o pós-estruturalismo
e pós-modernismo influenciam muito a querer saber sobre as teorizações e as
pesquisas em diversos campos das ciências humanas e sociais, e esses efeitos
combinados das correntes sintetizados talvez possam está na chamada virada linguística, que nada mais é o nome dado ao movimento ocorrido na filosofia no
século XX, no qual o trabalho filosófico centra-se na linguagem que se expressam no que chamamos de teorias pós-críticas em educação
A perspectiva
pós-moderna de pedagogia compromete-se a não diferenciar cultura erudita da
cultura popular, da ênfase no cotidiano da sala de aula. Ligada à questão de
linguagem a filosofia da educação passa a ter novo papeis, entre ele está
analisar as regras de uso da linguagem, reescrever o mundo a partir de novos
vocabulários e metáforas.
O
núcleo central do pós-modernismo está no relativismo ontológico e no ceticismo epistemológico. A partir de construções discursivas e linguísticas,
acredita-se que mundos diferentes são estruturados, o ceticismo epistemológico
se nutre da postura antirrealista e relativista e sentencia que a realidade não
pode ser conhecida. Ao abrir mão de qualquer referente objeto, perde-se
qualquer critério para a avaliação de nossas crenças e, assim, todos ganham
igualmente a legitimidade.
Pra
mim o pós-modernismo é um jogo de ideia no qual o objetivo é de provocar transtornos perante a sociedade
caótica, fragmentada e consumista que vivemos. O ser humana se encontram mais
interessados em possuir bens materiais do que com a relação ética, moral e
cultural da sociedade. É preciso repensar as atitudes do ser humano para então
poder manter a ética e moral do cidadão.
Elvis
Castello Raimundo.
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