domingo, 7 de junho de 2015

O pós-modernismo engloba características de natureza sócio-cultural e estética, que evidenciam o capitalismo da era contemporânea, esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e social, dos anos 50 até os dias atuais.
Este movimento também é conhecido como de pós-industrial ou financeiro, prevalece conhecido mundialmente desde o fim do Modernismo. Ele é, sem dúvida, caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, e pelo desmedido apelo consumista que seduz o homem pós-moderno.
Alguns pesquisadores, como o francês Jean-François Lyotard, consideram que a Ciência perdeu muito de seu crédito como geradora da verdade absoluta, portanto este processo contemporâneo é qualificado igualmente como o sepulcro de todas as justificativas e assertivas imperativas. Nada mais é certo, tudo é relativo e impreciso. Já o marxista Fredric Jameson crê que este período histórico nada mais é que a terceira etapa do capitalismo.


                        Jocelio Silva do Rozario
           Graduando em Educação Física 
Escola de Ensino Superior São Francisco de Assis - ESFA 
                          (27) 9 9804-2512

2 comentários:

  1. O povo de hoje em dia é induzido a levar sua liberdade ao extremo, colocando diante de uma opção infinita de probabilidades, sendo imposto pelo consumismo. . Resta saber por quais caminhos se desdobrará o Pós-Modernismo, se ele também sofrerá uma ruptura inevitável, se será, enfim, substituído por outro movimento sócio-cultural. Aline Gomes

    ResponderExcluir
  2. O pós-moderno na década de 1980, todas as interpretações e as regras do passado são validas para cada etnia e para diversos campos do conhecimento. Com isso, começa então surgir discussões entre autores sobre criticas e defesas do Pós-moderno.

    Jéssica R.F. Rasseli

    ResponderExcluir