Atualmente há muitos embates e debates sobre qual a função
da educação física na escola, e isso de
certa forma, se deve principalmente pela atitude muitos professores que não
cumprem seu devido papel perante a sua disciplina, muitos nem mesmo realizam
planos de aula, apenas chegam na escola literalmente de “mão abanando” e saem
da mesma forma, e inibem seu verdadeiro papel pedagógico, que é formar alunos
auto críticos e conhecedores minimamente da cultura corporal.
No âmbito filosófico se discute muito também sobre a
educação física na escola, há vários críticos que são a favor da saída da
disciplina que esta na área de códigos e
linguagens, alegando sua ineficácia e irrelevância na escola, mas será mesmo
que é irrelevante ? não devemos generalizar, pois apesar de ser grande o numero
de professores inaptos a dar aula, há uma boa parte de professores com cede de
mudança e que estão realmente preocupados na formação de seu aluno.
Os filósofos sempre indicam a importância da cultura
corporal do movimento, e a sua difusão na escola, evidenciando diversas formas
de se trabalhar e um pouco de suas vertentes principais, evidenciando muito bem
a questão do corpo e da mente, o conflito que há entre esses conceitos de separação
do mesmo, que enriquece cada vez mais a área, e cada vez mais pensadores a
refletir sobre questões nesse âmbito acadêmico.
Jocélio Silva
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