Pós modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas
ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando, por
convenção, se encerra o modernismo. Ele nasceu nos anos 60, cresceu ao entrar
para a filosofia, durante os anos 70, é um movimento sócio-cultural.
O pós modernismo se expande cada vez mais aos setores mais
variados da teoria e do fenômeno social, e o campo da teoria educativa e
da pedagogia não podia fugir também a
este influxo, o que impõe a necessidade de mapear esses terrenos, tendo em
algumas informações que alimentam essa discussão do pós moderno, em um contexto
que obriga, pelo menos, uma flexibilização de visões e conceitos, sobre os
quais ainda hoje pesa uma parte do dogmatismo e determinismos .
A questão do pós modernismo, em sua relação com a educação,
chama a atenção principalmente sobre como o pós-modernismo se relaciona com o
discurso, a linguagem, a cultura, atravessados pela teoria e a prática do
poder- a televisão e as mídias em geral estão no centro desses jogos de poder.
O pós modernismo tem se disseminado com alto poder
corrosivo, tanto como teoria social como condição de vida em sociedade, ainda
que existam analistas que afirmem que ele já se esteja acabando como fenômeno e
possibilidade de análise dos produtos humanos.
O debate do pós-moderno que nos últimos anos chega ao campo
da educação tem, no mínimo, um sentido salutar e desafiador. Tradicionalmente,
as teorias educativas refletem o que se desenvolve em outras áreas; a
instituição educativa é um campo conservador, até pelos compromissos que assume
na sociedade. Os avanços que nela se dão acontecem com mais lentidão, como
vemos acontecer com o pós-modernismo, impõe a atualização, mesmo que seja a
atualização num nível de discussão e arejamento de ideias. Esta discussão pós-moderna
pode levar para a educação uma discussão cultural, de acordo com a convergência
que faz ao pós modernismo da cultura para o domínio social.
Acad. Ediely Loureiro de Souza
O texto fala do pós-modernismo, pois considera-lo é muitas formas de pensamentos e conceitos, desenvolvidos em um meio histórico social.
ResponderExcluirHudson Alves Machado