quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ainda sobre o Liberalismo, Positivismo e Pragmatismo

Os temas de nossa paródia são temas completamente diferentes, ouvimos muito falar sobre eles no cotidiano, mas nunca se fazem questionamentos sobre seus reais conceitos.
O liberalismo está associado por privilegiar e centrar suas análises no âmbito da política, junto com as esferas econômicas e sociais. Na economia defende a propriedade e iniciativa privada, assim como auto-regulação econômica através do mercado. Não interferindo na questão econômica, apenas dando o direito a propriedade privada. A questão é, será certo seguir o liberalismo onde se produz mundos e lucros, mas também desigualdades? A economia hoje está sujeita a ‘’quem ganha mais’’. O político só existe hoje para seguir a economia, e tomar o poder. A crise é, por conseguinte.
O positivismo caracteriza-se pela confiança inabalável nas ciências, só é verdade aquilo que é explicado pela experiência e observação. A ideologia positivista é a forma pela qual a humanidade alcança um estado sublime, livre de crenças, religiosidade e senso comum, entre outros. Mas essa ideologia cai no erro ao excluir outras formas de conhecimento, por exemplo, o senso comum, que também é relevante e de suma importância no processo de conhecimento. Se as perguntas do senso comum tendem a virar ciência, por que o excluir e afirmar que apenas o conhecimento cientifico é a única forma de desenvolvimento humano?  Tanto a ciência como o senso comum são importantes no processo de conhecimento.
E por último, a concepção pragmatista que vê o ensino como algo totalmente ligado ao mundo empresarial, de dotar crianças desde o ensino primário de requisitos profissionais para enfrentarem uma vida com competência, são ensinos voltados para o desenvolvimento nacional. Crianças crescem estudando, fazem faculdade, são contratadas em empresas que possuem um rigoroso planejamento, visando apenas à produtividade e ao imediatismo. Mas e o idealismo? E os recursos humanos? Será que é só a produtividade que faz o país crescer? E os longos semestres de faculdade, de nada lhe serviram? Afinal, somos apenas objetos de mão de obra? Boa reflexão!

Estéfane H. Krause

Isabele Ohneszorge

7 comentários:

  1. Sobre o positivismo realmente quando se fala nele deixamos a desejar outras formas de pensamento pois ele descarta qualquer tipo de existência que não possa ser comprovada cientificamente, porém existe coisas que vão muito além da ciência por exemplo a filosofia que nãó tem uma explicação exata. A concepção pragmatista da a entender realmete que somos realmente educados para ser alienados, nada mais, apenas para ser mais um para "girar a catraca " da economia. No liberalismo destaca-se a concorrencia, por mais que o mercado seja para todos , o ponto de partida de cada um é diferente, e isso contribui para uma desigualdade , um exemplo é a escola que por mais que os alunos tenha acesso ao mesmo ensino, as condições de cada um é diferente e isso determina o seu desenvolvimento e até onde ele pode chagar,

    ResponderExcluir
  2. Sobre o positivismo realmente quando se fala nele deixamos a desejar outras formas de pensamento pois ele descarta qualquer tipo de existência que não possa ser comprovada cientificamente, porém existe coisas que vão muito além da ciência por exemplo a filosofia que nãó tem uma explicação exata. A concepção pragmatista da a entender realmete que somos realmente educados para ser alienados, nada mais, apenas para ser mais um para "girar a catraca " da economia. No liberalismo destaca-se a concorrencia, por mais que o mercado seja para todos , o ponto de partida de cada um é diferente, e isso contribui para uma desigualdade , um exemplo é a escola que por mais que os alunos tenha acesso ao mesmo ensino, as condições de cada um é diferente e isso determina o seu desenvolvimento e até onde ele pode chagar,


    Ivani Dias

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês!
    O Liberalismo defende a liberdade, tanto econômica, quanto individual, política, religiosa,liberdade de expressão, edc. Logo, o liberalismo não trata somente de questões econômicas mas, também assuntos voltados aos meios sociais e políticos. Esse movimento é voltado para o capitalismo, e aos interesses lucrativos e econômicos.
    O Positivismo visava o conhecimento científico para se chagar a uma verdade comprovada, através de pesquisas lógicas e estudos matemáticos que validassem determinado conhecimento,
    E o Pragmatimo, defendia a ideia de que de um indivíduo objetivo. Sem improvisos ou dúvidas, baseava-se na solução rápida de seus problemas, por meio de respostas ágeis. Focando no planejamento, e para fins produtivos e imediatos.

    Leticia Lopes

    ResponderExcluir
  4. As 3 linhas de pensamento, na realidade parece estar voltado a apenas um assunto específico, O liberalismo defende a liberdade em geral, o Positivismo privilegia o conhecimento científico, e o Pragmatismo na objetividade, mas ao percebê-los com um olhar crítico será possível ver que as linhas de pensamento uma hora ou outra se cruzam.. Bom Texto.
    JEAN CHAGAS

    ResponderExcluir
  5. Acredito que dentre essas 3 linhas de pensamentos, a que mais possui falhar é o Liberalismo, que busca tanto uma liberdade econômica, social, política, etc. A princípio quando se fala em liberdade econômica se pensa em igualdade econômica, mas sabemos que isso não ocorre aqui no Brasil, talvez o liberalismo só está fazendo valia na parte dos políticos!

    ResponderExcluir
  6. O liberalismo tem como objetivo a preservação da liberdade individual, mas infelizmente não é isso o que acontece aqui no Brasil. Concordam quando dizem que a economia esta sujeita a quem ganha mais. Hoje quem esta no poder prefere praticar a politicagem do que a politica, e essa é a realidade que vivemos nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ressaltar que a ciência é uma atividade humana e, como tal, é movida por interesses e paixões, escolhas e objetivos prévios, sempre marcados pela ideologia (conjunto de valores, princípios ideais e crenças) do pesquisador e/ou da comunidade científica. Dessa forma, resulta em “mito” a pretensão de neutralidade. O positivismo criou o "mito" do cientificismo, a ideia de que o conhecimento científico é perfeito, de que a ciência caminha sempre em direção ao progresso e de que a tecnologia desenvolvida pela ciência responderá a todas as necessidades humanas.
    Por Rosicléa Mattos

    ResponderExcluir