sábado, 20 de junho de 2015

Relatório Café com Prosa

O espaço com bastante área verde, o chocolate quente e demais quitutes tornaram a loja de biscoitos Claids o ambiente ideal para se ampliar o conhecimento.

Com pessoas bem capacitadas para nos ajudar a entender os pós-ismos, o pequeno grande evento (pequeno por atender especificamente os alunos do terceiro período do curso de licenciatura em educação física, porém grande na sua importância para a formação acadêmica) tradicional no curso e na instituição de ensino superior de Santa Teresa, o "Café com Prosa" traz sempre especialistas de determinadas áreas a fim de auxiliar os acadêmicos a ampliar o conhecimento sobre os mais diversos assuntos, enriquecendo a formação.

O nosso evento de 2015 trouxe dois palestrantes, Prof. Drª. Sandra Della Fonte & Prof. Dr. Robson Loureiro, ele da área da filosofia e a outra da área pedagógica da educação física, marido e mulher, o que a meu ver facilitou a interação dos assuntos na prosa. Eles trouxeram um resumo histórico dos pensamentos filosóficos, explicitando onde e quando surgiram e com quais propósitos, partindo de ideias e meios gerais, passando por ideais iluministas e pós-revolução industrial, dando ênfase nesses pós-ismos, seus impactos benéficos ou maléficos na sociedade, especificando influências na educação.

Um texto sobre o pós-modernismo foi entregue aos participantes do evento com os pontos a seres discutidos. Os palestrantes passaram por todos estes pontos que tratavam da condição pós-moderna nas sociedades e culturas mais desenvolvidas desde a crise dos relatos e da emancipação que geram, a partir de si mesmos, o problema da deslegitimação do saber, posicionamentos sobre a impossibilidade do consenso e a existência de novas regras que desestabilizam o saber em um processo contínuo, cujo reconhecimento da heterogeneidade dos jogos de linguagem aponta para uma possível legitimação pela transformação de uma palavra através de uma analogia errada de outra palavra.

Depois deste primeiro momento foi aberto espaço para perguntas pertinentes aos assuntos tratados na fala dos palestrantes. Com as dúvidas respondidas, o evento encerrou-se com o agradecimento aos professores e com um pedido de ampliação do evento aos demais cursos de graduação da instituição com a justificativa de sua qualidade. Com a foto de todos ao fim do evento da ESFA na Claids nos despedimos dos palestrantes.

H. Andreu

2 comentários:

  1. O texto relata bem o prosseguimento das atividades na programação, abordando também as principais, e marcantes características do movimento pós-moderno, a liberdade no conhecimento, e deslegitimação.

    Jean Chagas

    ResponderExcluir
  2. As palavras foram muito bem colocadas pelo discente, pois o ambiente e a conversa foi realmente muito boa, ali naquele local foram tratados de vários assuntos, que ao meu ver foi mais relevante o momento que falávamos de pós-modernidade onde o principal momento que me chamou a atenção foi sobre a liberdade de expressão e o que nos levam a pensar acerca de que toda resposta a uma pergunta pode sim se considerar correta.

    ResponderExcluir