quinta-feira, 18 de junho de 2015

Café com Prosa “Pós Modernismo”

Vendo a importância de abranger o conhecimento além da sala de aula, vejo que o café com prosa é um momento que contribui certamente com benefícios para nossa formação. Tendo como tema o Pós Modernismo e a Educação vimos que é um movimento que surgiu após o modernismo e vem se fazendo presente até os dias atuais, sendo também conhecido como pós industrial. Surgiu na década de 1930, sendo que no seu contexto histórico filosófico se dá no final de 1970.
Na década de 1980 o pós modernismo penetrou em vários círculos de discussões sobre diferentes temas e a partir de diversos campos de conhecimento na história, polêmicas acerca da relação entre literatura/história, fato/ficção, etc. Abrangendo assim a cultura temas como a diferença entre um e outro, sua identidade cultural etc. Assim caracteriza-se pela diversidade de obras, na medida que o Brasil e o mundo experimentam inúmeras mudanças, especialmente com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Atrelada a questão da linguagem, a filosofia ganha novos papéis, como analisar as regras de uso da linguagem, reescrever o mundo a partir de novos vocabulários, linguagens e metáforas.
Falar de pós modernidade é sugerir a mudança de uma época para outra ou a interrupção da modernidade, envolvendo a emergência de uma nova totalidade social, com seus princípios organizadores próprios e distintos. Uma mudança dessa ordem foi detectada nos escritos de Baudrillard, Lyotard admitindo um movimento em direção a uma era pós-industrial.
Falando do movimento nos dias atuais, somos uma sociedade que é induzida a todo instante em consumir, bens de consumo cada vez mais tecnológicos são fabricados para facilitar as nossas vidas, devido a correria diária nos tornamos seres dependentes dessas tecnologias que logo mais já será descartada por já está ultrapassada.
O pós-modernismo invadiu o cotidiano com a tecnologia eletrônica em massa e individual, onde a saturação de informações, diversões e serviços, causam um “rebu” pós-moderno, com a tecnologia programando cada vez mais o dia-a-dia dos indivíduos.
O pós-modernismo é eclético, mistura várias tendências e estilos sob o mesmo nome, ele é aberto, plural e muda de aspecto se passamos da tecnociência para as artes plásticas, da sociedade para a filosofia, ou seja, ele flutua naquilo que não é divisível.


          Aline Gomes

Um comentário:

  1. Primeiramente, concordo com você Aline quando ressalta a importância do Café com prosa para nossa vida acadêmica, pois realmente essa "aula" se torna um momento de reflexão e aprendizado que muitas vezes não conseguimos obter apenas com a leitura de textos e livros. Em relação ao movimento atual vivenciado em nossa sociedade também tenho que concordar, pois realmente estamos no século do consumismo. As pessoas estão mais preocupadas em ter algo material para exibir do que demonstrar sentimentos como a solidadriedade por exemplo, e assim esquecem que a vida não é um jogo onde a qualquer momento se pode sair, quando se cansa de jogar, mas sim um jogo onde a mesmice é derrotada por aquele que tem algo de diferente para oferecer. E infelizmente ou felizmente a diferença não está no que se possui e sim naquilo que se é.

    Estéfane H. Krause

    ResponderExcluir