domingo, 7 de junho de 2015

Pós-Modernismo e a Educação (Café com Prosa)

O Pós-modernismo marca o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós-crítica. Essas correntes combinadas influenciaram a chamada 'virada linguística', expressam-se naquilo que se convencionou chamar de 'teorias  pós-críticas'.
Nesse sentido de pós-crítico, todos jogos de linguagens possuem sua verdade legitimada pelo seu grupo de criação. Tudo que se fala é verdadeiro. Não haveria um lugar no qual pudéssemos fazer a crítica, pois seria uma crítica contra outra crítica. Sendo assim, não haveria porque um grupo criticar outro grupo porque ambos são verdadeiros. Por isso a ideia de "Pós". O exercício de criticar seria usar sua lógica tentando se sobrepor a lógica do outro, é esse o significado da expressão "Pós-crítico."
A realidade não é desvendada, é fabricada pelo seu próprio grupo.
A perspectiva pós-moderna de pedagogia compromete-se a não diferenciar cultura erudita de cultura popular, privilegiar o cotidiano escolar e da sala de aula, conceber as identidades e a subjetividades co mo diluídas. Vinculada à questão da linguagem da linguagem, a filosofia da educação ganha novos papéis, como analisar as regras da linguagem, reescrever o mundo a partir de novos vocabulários, linguagens e metáforas. Em termos de concepção de ciência, essas diversas teorizações trazem para a educação uma rejeição ao realismo. Desse modo, a verdade perde seu valor, e se torna uma interpretação. Só existe a verdade interna a uma posto de vista histórico particular (verdade é convenção contextual).
Se toda linguagem é contextual, a crítica seria então, apenas mais um discurso vinculado a determinado contexto e que carrega as distorções da linguagem.
A verdade é particularidade. A verdade é um conversão que cada grupo social irá estabelecer.
Esse movimento favorece a injustiça, pois nenhuma verdade é absoluta, dentro dessa perspectiva, existem verdade que são favorecidas, ou seja, quem tem um maior poder é privilegiado ao contrário de quem tem menos conhecimento.
Dentro de uma perspectiva pós-moderna: "TODA TEORIA TEM CONSEQUÊNCIAS."


Letícia Lopes





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