sexta-feira, 12 de junho de 2015

Construtivismo e Progressismo Paródia



O construtivismo é inspirado nas ideias do suiço Jean Piaget, o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. O método enfatiza a importância do erro não como tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
Já a linha progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.
As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de auto gestão pedagógica. Em função disso, dão mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participação em discussões, assembleias, votações) do que aos conteúdos de ensino. Como decorrência, a prática educativa somente faz sentido numa prática social junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades de educação popular não formal.
E por fim a tendência da pedagogia critico social de conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto, inserido num contexto de relações sociais; dessa articulação resulta o saber criticamente reelaborado.

Ediely Loureiro
Luan Gomes

Um comentário:

  1. Acredito na teoria construtivista, pois o incentivo a partir do já se sabe, se pode além. Aprimorar e despertar novas ideias.O incentivo, o feedback positivo, se torna essencial na construção/evolução do ser. E métodos, regras, rigidez como cita o texto, de certa forma inibem essa "evolução". Claro que há muitos pontos a serem considerados.

    Nonimar Fernandes.

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