segunda-feira, 22 de junho de 2015

Café com Prosa


O conceito de pós-modernidade tornou-se nos últimos anos, um dos mais discutidos nas questões relativas à arte, à literatura ou à teoria social, mas a noção de pós-modernidade reúne rede de conceitos e modelos de pensamento em “pós”, dentre os quais podemos elencar alguns: sociedade pós-industrial, pós-estruturalismo, pós-fordismo, pós-comunismo, pós-marxismo, pós-hierárquico, pós-liberalismo, pós-imperialismo, pós-urbano, pós-capitalismo. A pós-modernidade coloca-se também em relação com o feminismo, a ecologia, o ambiente, a religião, a planificação, o espaço, o marketing, a administração.

O pós-moderno, como sugere o termo, indica um estado temporal posterior à modernidade e implica em transformações nos diversos âmbitos sociais e do pensamento, por isso mesmo e, principalmente, no que concerne a este trabalho, sugere transformações no âmbito da área da informação. Essas mudanças específicas verificam-se com o advento da automação da informação, ou seja, a emergência da informática e do ciberespaço.

A pós-modernidade, por outro lado, estuda os aspectos sociais, tais como, a cultura do consumo, o niilismo, a desdiferenciação do real, a crise de identidade, a performatividade do sistema social, o sincretismo, a fragmentação, o pluralismo, entre outros. Não obstante, o autor reconhece que a distinção é frágil, dada a impossibilidade de desenredar o sistema cultural do social, por mais didática que essa distinção possa ser.

Para Lyon (1998) o pós-moderno, de forma geral, abarca o esgotamento da modernidade, entretanto, o autor faz a distinção entre pós-modernismo e pós-modernidade, sendo que a ênfase do primeiro recai sobre fenômenos culturais e intelectuais e do segundo sobre fenômenos sociais. Dessa forma, o pós-modernismo questiona aspectos básicos do Iluminismo, o colapso das hierarquias de conhecimento, o interesse pelo local em lugar do universal, a substituição do livro pela TV ou regime de signos imagéticos, a migração do discurso para a representação.

Hudson Alves Machado

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