sábado, 20 de junho de 2015

A respeito da Educação Física na Escola

Há muito se discute o papel da Educação Física e dos educadores físicos dentro das instituições de ensino.

Reavivando essa discussão dentro do curso de licenciatura em Educação Física na disciplina de Filosofia da Educação destacaram-se os princípios de difusão de culturas e, experimentação de movimentos através da cultura corporal do movimento. Destacaram-se também as potenciais integrações de valores sociais, que minimizam preconceitos, psicoses, frustrações entre outras patologias sociais do século.
Revendo a linha cronológica da educação, é possível ver as diferentes maneiras usadas para se ensinar pessoas, quase todas voltadas para grupos, e não para indivíduos constituintes de uma sociedade que difere.
Santin (1987, p.28) afirma que:

[...] A Educação Física terá maior identidade e maior autonomia quando se aproximar mais do homem e menos das antropologias; quando deixar de ser instrumento ou função para ser arte; quando se afastar da técnica e da mecânica e se desenvolver criticamente. A Educação Física deve ser gesto criador.
De acordo com os aprofundamentos da aula, chegamos à conclusão que se é impossível alcançar objetivos de ensino seguindo teorias engessadas que não levem em consideração a pluralidade cultural presente no universo da escola.

H. Andreu

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