Os professores de educação física ficam limitados somente a trabalhar com seus alunos atividades que levam em consideração a aptidão física e relacionadas ao esporte,mas porque o professor não pode trabalhar atividades que mecham com o pensamento do seus alunos?
O que distingue a educação física das outras matérias do âmbito escolar, é o movimento humano, ela ajuda no desenvolvimento social e individual da pessoa, quais seriam as característica desse desenvolvimento?A educação física só foi inclusa nas escolas no século XIX devido aos benefícios que a atividade física pode proporciona a saúde,mas será que ela só pode ser benéfica para a saúde?
Durante o processo de formação do professor, ele passa por vários processos, mas à um distanciamento muito grande entre o que ele aprende na graduação e entre o que ele realmente vai usar para ensinar,porque será que existe essa diferenciação do que se aprende e do que se ensina?
Vivemos em um mundo pragmático, onde tudo é voltado para a pratica das coisas,seguindo esse raciocínio a filosofia em considerada inútil, será que ela é realmente inútil?
Filosofia é natural do ser humano,e também necessária. O conhecimento da Fisiologia possibilita ao professor acompanhar de forma reflexiva e critica a ação pedagógica.
Nonimar Rodrigues
Vagner Luiz Ferreira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs professores de Educação Física hoje estão muito limitados em desenvolver suas aulas para seus alunos, muitos criticam a formação do professor, que não proporcionou as habilidades que ele necessita para tal aulas. Mas penso que isso vai de cada um, cabe ao discente se preocupar mais com sua formação, procurar faculdades de renome e que ofereçam cursos com qualidades e que os façam pensar melhor em suas intervenções, agora como docente.
ResponderExcluirBruno Cabidelli
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA educação escolar em pleno seculo XXI, infelizmente ainda estar bem colocado a forma tradicionalista no processo de formação do aluno, onde somente o professor tem o direito de ensinar e o alunos de decorar e fazer teste, sem ao menos mencionar o que pensa sobre tal assunto abordado pelo professor. Mas eis a questão, as nossas crianças de hoje, estão envolvidas com a tecnologia, e suas formas de aprender é a cada vez mais avançadas, cada um com seu tempo, e devemos respeitar. E então, porque não deixar o modelo tradicionalista e pregar o modelo moderno onde inspirar nova geração? Sendo que o aluno tem sim o direito de se envolver nas aulas ajudando o professor a fazer o seu plano de ensino, motivando o aluno a participar das aulas sem ser por obrigação, e sim pelo motivo de gostar, tornando o ensino em algo prazeroso. Acredito eu que a educação no Brasil haveria mudanças/melhoria na educação.
ResponderExcluirO que nos leva a pensa que a Educação Física Escolar nos dias de hoje está diferente de um século atrás ? Os professores em formação são levados a pensar e agir de uma maneira diferenciada para que assim sejam profissionais reconhecidos no mercado de trabalho. Mais isso muitas vezes muda, quando são levados a planejar sua didática em sala de aula. É triste, mais essa realidade infelizmente ainda existe.
ResponderExcluirJuliana Rocha
Muitas vezes, ao questionarmos as crianças e adolescentes a respeito da Educação Física e o que pensam sobre ela, vamos nos deparar com respostas que, em grande parte, vão considerar essa disciplina como um momento de brincadeira e distração, onde os alunos estão acostumados principalmente a desfrutarem de um momento livre em que o professor apenas cede uma bola para realizarem a atividade que bem entenderem.
ResponderExcluirOs questionamentos do texto são bastante pertinentes, afinal, precisamos cada vez mais refletir sobre uma Educação Física que traga, além do uso das culturas corporais do movimento, algo que torne o individuo mais humano.
Henrique Targueta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHoje em dia a Educação Física não se trata apenas de uma diciplina voltada para o plano higienista como quando foi implantada na escola, isso realmente é verdade , hoje ela é uma disciplina no qual tem a intenção de não apenas trabalhar com o corpo, mas também o senso crítico dos alunos, porém os professores não tem muitas vezes uma qualificação adequalda , nesse mundo globalizado em que vivemos, os professores devem contar com uma formação continuada coisa que muitos não tem, e por falta de atualização muitos se acomoda e realmente vira um professor '' rola bola ' creio que a filosofia não seja inutil pois quando se trabalha o raciocíno o porque das coisas e que podemos transformar , e não apenas aceitar as coisas como ela é.
ResponderExcluirTalvez vocês estejam se equivocando em fazer a pergunta “Por que os professores não podem fazer atividades que mecham com o pensamento dos seus alunos?”.
ResponderExcluirQuem disse que as atividades propostas não fazem isso? Acredito que toda atividade tem seu valor na formação de uma pessoa como cidadão. Cabe ao profissional saber lidar com as atividades e organizar e adequar na melhor maneira possível. O professor é o dono da aula, ele de certa forma pode fazer “o que ele quiser”, sempre levando em consideração o que de fato vai agregar ao seu aluno.
Vinicius Schultz
Os professores de Educação Física estão se limitando no desenvolvimento das suas aulas, a maioria critica sua formação que não fornece a qualidade que é necessária para alguns alunos. Diante disso acredito que vai de cada aluno se preocupar com sua formação.
ResponderExcluirJuliana Zanetti