Há necessidade de uma formação contínua? Para poder entender o contexto sócio cultural, o local como elemento do processo de ensino e assim, qualificar sua pratica docente.
Os professores de Educação Física Escolar estão em constante adaptação de suas prátias pedagógicas?
As diversas formas de se movimentar compreendidas como elementos da cultura de movimento, ampliam a prática pedagógica da Educação Física Escolar para outras atividades que não envolva apenas a mentalização motora.
A escola não tem a intenção de formar atletas, por esta razão o movimento deve ser ativo, criativo e pensante e não algo externo ao corpo, o movimento se adapta aos sujeitos.
Ediely Loureiro
Luan Gomes
Quando se fala em ampliar as prática pedagógica da Educação Física Escolar, é interessante levar a cultura local para dentro da escola. Desenvolver com os alunos os jogos e brincadeiras que ficaram esquecidas na memoria da ¨comunidade¨ que cada escola esta inserida.
ResponderExcluirElvis Castello Raimundo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Educação Física escolar, ela precisa ser entendida como um campo de práticas corporais, creio que quando o professor quer ampliar as práticas pedagógicas, ele tem que ter um conhecimento sobre assunto, tem que ter o conhecimento da cultura no ambiente escolar, e também tem que ser criativo já que existem muitos ambientes escolares com espaços precários, faltas de materiais, então vale a criatividade .
ResponderExcluirHudson Alves Machado
Acredito que as práticas pedagógicas e corporais deveriam andar juntos no cotidiano das escola, de uma forma mútua, pois o objetivo dd escola e professores e repassar um pouco de seus conhecimentos para seus alunos regularmente matriculados, pois o saber necessita desses dois momentos para haver um melhor entendimento e domínio sobre determinado assunto, que é a parte pedagógica e a vivência, com uma enfase no movimento corporal e etc.
ResponderExcluirJocélio Silva do Rozario
A intenção de implantar a filosofia da educação física nas escolas é uma ótima idéia, porém, temos que levar em conta que não formaremos alunos críticos logo de cara, pois sabemos que a educação física que possuímos hoje em dia vêm sofrendo uma reformulação em relação à didática de ensino utilizada, com o propósito de acabar com aquela educação física centrada só na parte prática utilizando o "quarteto fantástico"(Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete). Faz-se necessário sim trabalharmos na parte teórica, "aguçando" assim a filosofia da educação física na mente dos alunos ! Para isso, faz-se necessária a formação contínua dos profissionais capacitados, cujo objetivo dessa formação seja a descentralização do ensino da parte prática da educação física, com o intuito de dar a mesma importância para a parte teórica ou filosófica da mesma, não se restringindo ao ensino teórico da prática esportiva, mas ensinando também o aluno sobre o surgimento, a importância e o papel da educação física no século XXI, fazendo-o refletir sobre o assunto, e consequentemente, praticando a filosofia.
ResponderExcluirJoão Wesley Candeias Lazarini