Conhecimento
Teórico e Conhecimento Prático
Existem várias vertentes que buscam explicar o
conhecimento, busca que na maioria das vezes tem por finalidade condições
melhores para o aprendizado. Os dicionários definem conhecimento em geral como:
“Ato ou efeito de conhecer”, ou seja, ver e memorizar. Tomando essa definição
como base, é possível dizer que algumas vertentes em relação ao conhecimento
perdem sentido. Falamos daquelas que dizem que o conhecimento só se faz
possível com a experimentação, por exemplo, um jovem que nasce com paralisia. Ele
certamente sabe o que é andar, pois já viu o que é, ou seja, não podemos dizer
que ele não tem conhecimento do ato apenas porque ele nunca andou! E é aí que
exponho a diferença entre o Conhecer e o Saber, conhecemos sem nem ao menos
termos praticado, mas só sabemos por que praticamos.
Vistas essas colocações tomo autonomia para subdividir o
conhecimento em teórico e prático! Quais desses dois tipos de conhecimento
devemos possuir para nos qualificarmos como alguém que instrui alguém a algo? Ou
devo ser possuidor de ambos os tipos de conhecimento? O que queremos? Apenas
conhecer ou saber? Antes de tentarmos responder as essas questões, indico que
busquemos conhecer os interesses condutores do conhecimento.
Esses interesses baseiam-se nos objetivos de determinados
conhecimentos, e determinam a forma teórica ou prática como esses se darão.
Alguns fins necessitarão da exemplificação prática do ensino, pré ou pós-exemplificação
teórica, alguns se valerão apenas da prática, outros se farão suficientes com
conhecimento teórico. Tendo alguns fins a necessidade teórica e prática, ou
somente um ou outro, é de se afirmar que quem instrui deve ser possuidor de ambos
os conhecimentos, visto que os processos de aprendizagem dos indivíduos são em
sua maioria diferentes, por questões sociais, culturais ou biológicas.
H. Andrew
Elder Moura
Ótimo texto! Nos faz refletir em nossa formação enquanto acadêmicos. Vejo uma ligação direta com práxis de jogos, por exemplo... São muitos os fatores que podem influenciar no processo de aprendizagem. Porém, visto que dos citados, aos meus olhos, o fator biológico é o que menos pode influenciar se não por alguma doença ou distúrbio. O social é muito mais evidente e influente, o que uma boa mediação e trabalho conjunto podem ajudar na obtenção de um resultado positivo.
ResponderExcluirNonimar Fernandes.
É aquilo que devemos possuir a teórica e a prática, com o conhecimento teórico teremos uma visão de mais aula, com conhecimento prático teremos outro tipo de visão para os alunos, o mais importante é possuir esses dois conhecimentos teórico e prático, para os processos de aprendizagem que passaremos, então temos que estar preparados.
ResponderExcluirHudson Alves Machado
Adorei a sua sinapse em relação a vertente da experiência, também creio que possamos ter o conhecimento sem nem ter experienciado, apenas observando. Mas é claro que toda experiência reforça a teoria, um aprendizado completo na minha singela opinião é aquele com embasamento teórico e vivência/experiência, é o que muito professores utilizam em nossa formação.
ResponderExcluirVinicius Schultz