No
decorrer da história da humanidade levantaram-se muitas questões com
explicações elaboradas para uma pergunta que é crucial aos seres humanos: Como
o ser humano aprende? Esta é uma questão
que se põe de forma incontornável sobre as possibilidades de ensino na escola.
Mediante a quais métodos e instrumentos o ser humano aprende? O conhecimento é
igual para todos? Algumas das explicações para essas perguntas se dão através
das possibilidades do conhecimento, onde identificamos cinco conceitos:
Dogmatismo, Ceticismo, Subjetivismo e Relativismo, Pragmatismo e Criticismo.
Cada
uma das possibilidades defende seu ponto de vista. Enquanto uma defende que não
se deve fazer perguntas a um fato teoricamente já comprovado, a outra contradiz
dizendo que devemos sim questionar certas ideias, e mais! Levar em conta para
este questionamento fatos históricos e biológicos.
Continuando
nesta linha de raciocínio, podemos nos perguntar: Por que não questionar? Por
que simplesmente aceitar todas as ideias que nos são imposta? Que poder tem uma
religião de pensar por nós? Afinal, como nos diz o intelectualismo, o
conhecimento advém da união do conhecimento humano e tão logo das experiências
por ele vividas, com razão e emoção. Desta forma, o questionamento se torna para
mim, uma forma de conhecimento também.
Uma
coisa é certa! Ninguém aprende sabendo pensar, o pensar é uma aprendizagem que
o ser humano leva para a vida toda, ou seja, leva tempo! Todo ser humano pensa,
mas nem todos pensam de maneira reflexiva e crítica. E é isso que devemos
aprender: Sermos seres sociais capazes de ouvir, pensar sobre o fato com razão
e emoção, criticar se for preciso (pois críticas podem ser, muitas das vezes
também construtivas e não apenas destrutivas) e absorver o que de fato nos
trará conhecimento e crescimento individual e social.
Ouça,
pense, pondere, reflita, cogite, fale, diga, articule...Mas defenda seu ponto
de vista, afinal, pode ser sua última tentativa de mudar o pensamento de outro
alguém.
Estéfane Helena
Krause
Isabele Ohneszorge
Excelente Texto meninas. Elucidaram muito bem os termos filosóficos usando uma linguagem bem simples. Parabéns! Só gostaria de concluir que o conhecimento só vai existir quando você buscar significado para as coisas. Você precisa sim questionar para adquirir conhecimento. Sem ele, não faria sentido nem existir. Até sorrir e chorar deriva de alguma informação. São os nossos questionamentos que dão sentido total a busca do conhecimento verdadeiro. Um bom exemplo seria a capacidade de raciocínio que os seres humanos tem, e ainda assim se depara com questionamentos sem respostas, como a definição para o termo "vida" e do por que de as vezes agir sem consciência? São essas perguntas e várias outros que nos "forçam" buscar conhecer o seu significado transformando essa busca em conhecimento.
ResponderExcluirPor Rosicléa Mattos