sábado, 28 de março de 2015

Os processos do conhcimento

A busca do conhecimento deve ser uma constante trajetória de vida do ser humano, fato este comprovado desde o nosso nascimento até o fim de nossa existência.
Quando nascemos precisamos aprender a respirar, chorar, sorrir, gesticular, sugar o leite materno, enfim colocar o nosso organismo em pleno funcionamento para que tenhamos vida.
A cada dia um novo aprendizado, que se transforma em hábitos para que tenhamos uma boa saúde, educação, postura, conduta e formação do caráter, como homem ou mulher de bem.
A todo dia algo novo é acrescentado em nossas vidas.
Cada momento de alegria ou de tristeza em nossas vidas acrescentam mais um
conhecimento.
O texto abordado em sala de aula, fez citação  a várias possibilidades  do conhecimento,  dentre eles o pragmatismo,  onde concordamos  através de nossos objetivos práticos,  naquilo que provar ser útil  e benéfico  para a conduta prática. Um exemplo disso ocorre em nossa vida acadêmica,  onde só  fazemos as atividades propostas se tiver alguma pontuação  envolvida, caso contrário  fica esquecido em nosso subconsciente.
Tendo em vista também  a origem do conhecimento observamos em todos estes aprendizados que adquirimos ao longo de nossa vida,  desde o andar,  correr, conversar,  que a experiência  é  a única fonte do conhecimento  humano.  Se não colocado em prática,  nunca será  aprendido.  Um bebê ao conseguir andar tem que ter a experiência  de engatinhar,  cair, se arranhar, até  conseguir se equilibrar normalmente. Logo,  denominamos estas práticas como empirismo, portanto,  a consciência  cognoscente não  retira seus conteúdos  da razão,  mas exclusivamente da experiência.

Ediely Loureiro
Luan Gomes

3 comentários:

  1. O texto levanta a questão que só podemos obter o conhecimento através da pratica, mas sera verdade isso? Claro que a prática é indiscutível no processo de conhecimento, mas existem outras formas de obter o conhecimento,como por exemplo com a observação.
    E sobre o ponto de que os alunos só fazem alguma atividade em troca de pontos, isso depende de qual profissional ele quer ser no futuro, se quiser ser igual aos outros essa questão levantada servira para ele,mas se quiser ser um profissional diferenciado dos demais,vai procura sempre aprender, por que conhecimento nunca é de mais.

    Vagner Luiz Ferreira

    ResponderExcluir
  2. A busca do conhecimento é constante. Concordo que a cada dia que se passa, aprendemos coisas novas, que vão nos acrescentar de certa forma.
    Quanto a questão imposta no texto, de que " só fazemos as atividades propostas se tiver alguma pontuação envolvida, caso contrário fica esquecido em nosso subconsciente" será que devemos generalizar uma questão tão complexa ? Penso que, cada ser tem as suas especulações para o futuro, estando muitas vezes cientes do que essas atividades podem acarretar para si futuramente, Portanto, suas atitudes agora, vão te definir mais tardar.


    Joice Simer

    ResponderExcluir