sábado, 14 de março de 2015

Educação física: uma breve reflexão filosófica

Qual o papel do educador físico enquanto cidadão?

A resposta para essa pergunta envolve conceitos filosóficos primordiais que lhe remetem à profunda meditação sobre o verdadeiro papel do educador físico, tornando-a um poderoso instrumento de reflexão sobre a verdadeira essência da educação física.

O mundo está mudando muito rápido e com ele, inevitavelmente, o convívio social. Diante do crescimento, quase que exponencial, da população é natural que as relações interpessoais sofram modificações que estão relacionadas direta ou indiretamente com essa realidade; Dentre as mudanças causadas por essa condição está o imediatismo que, cada vez mais, vem sendo exigido pela sociedade. A demanda por profissionais de forma imediata levou a formação de profissionais que, não de forma generalizada, perderam a capacidade de refletir filosoficamente sobre seu papel enquanto educador físico para com o desenvolvimento da sociedade, deturpando a real essência da educação física.

Essa nova e equivocada realidade nos faz refletir sobre o real papel que a educação física deveria exercer não só para a sociedade, mas para cada cidadão em sua individualidade. Será esse papel o de incentivar a competitividade de forma demasiada, incitando assim a individualidade?

O real papel da educação física é fazer com que o físico seja divergente do filosófico? Ou ambos deveriam atuar de forma concomitante, complementar?

E a responsabilidade da educação física na inclusão social?

E o papel do educador físico na educação dos alunos? Será mesmo que a educação física dentro das escolas tem somente o intuito de estimular a mecânica corporal? Ou tão somente estimular a aptidão física pré-existente?

Diante do exposto, convido você a refletir e responder para si próprio a primeira pergunta que lhe fiz. Boa reflexão!


Por Geovane Gaede, Rosicléa Mattos e Stevison Cometti

4 comentários:

  1. Creio que a competitividade, não somente na aulas de Educação Física, incitam sim a individualidade, o que não é totalmente ruim, pois as competições elevam o nível dos competidores. É claro que se deve respeitar as individualidades dos envolvidos, mas creio que principalmente devamos refletir sobre o contexto social que essas crianças, no caso dos educadores, estejam inseridas. Pensar sobre o que as fará se libertar das possíveis prisões sociais, políticas e culturais, as quais possivelmente estão subjugados, fazer com que tragam a tona as reflexões sobre o porque de certas ações, no nosso caso, sobre o porque de certas atividades! Parabéns, ótimo texto!

    H. Andreu
    Elder Moura

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  2. Penso eu que o papel da Educação Física Escolar visa proporcionar as crianças as praticas corporais. Com o intuito de fazer com que a criança conheça o próprio corpo, saber controlá-lo, se relacionar em grupo, saber os seus limites, descobrir as riquezas de movimentos que o corpo possibilita fazer contribuindo assim com o desenvolvimento global da criança.

    Att.: Elvis Castello Raimundo.

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  3. O educador físico,antes de se formar como tal, deve lembrar que acima de tudo ele continua sendo cidadão e dessa forma deve passar aos seus alunos não só o que foi ensinado a ele na graduação mas também o que aprendeu em seu dia a dia.Assim, unindo conhecimento acadêmico, filosófico e cotidiano, o educador físico poderá ser um instrumento de ensino não imediatamente, mas sim em tempo indeterminado, poi o que realmente se aprende, jamais é esquecido.
    Att.: Estéfane H. Krause

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  4. O papel da Educação Física não deve estar relacionado apenas com a práticas corporais, como vemos em muitas escolas, onde o professor incentiva os alunos a competição a partir de jogos, onde na maioria das vezes só os ''bons'' participam, enquanto o restante da turma fica excluída, não só dos jogos mas da matéria em si. Ai vem a fatídica pergunta: ''Qual o papel da Ed. Física nas escolas?''. Ao meu ver, os professores devem incentivar além das práticas corporais o pensamento critico dos alunos. É fundamental haver um espaço de discussão e reflexão critica. Mas este pensamento deve vir formado desde a graduação do professor, podendo passar isso adiante aos seus alunos. Formando pensadores críticos, reflexivos e conscientes.

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