O texto abordado
em sala é bastante amplo e expõe diversas formas de onde provém e como é
formado o conhecimento, experenciando várias possíveis explicações para cada
uma das suposições disposta, até por que não ha uma verdade absoluta sobre as
origens, e por isso, as diversificadas versões, aguçam a
curiosidade e questionamento de quem esta lendo, sobre qual é a verdadeira ou a
que se encaixa melhor no entendimento pessoal de cada indivíduo. Também chama a
atenção é a questão de como o ser humano adquire o conhecimento, e qual a
justificativa e explicação desse processo, e a partir dessas dúvidas, há também
várias hipóteses, com intuito de conceituar e decifrar como esse procedimento é
posto em prática. Há cinco conceitos diferentes, que são: Dogmatismo,
Ceticismo, Subjetivismo e Relativismo, Pragmatismo e Criticismo, que são
vertentes, obviamente diferentes uma da outra, pois são ideias completamente
diferentes, desde que o conhecimento advém da experiência/vivência naquele meio,
até que não se deve questionar o que proposto, é aquilo e não se devem fazer
perguntas, simplesmente aceitar os fatos, e outro também que incentiva que se
deve perguntar sim, pois a pergunta é fundamental, o famoso “por quê?”, pois
não devemos nos satisfazer com apenas uma versão daquilo, e sim procurar saber
mais sobre, não se fazer omisso perante aquilo, pois são as perguntas que movem
o mundo. E até mesmo essa questão de fazermos questionar, é o objetivo de todo
ensino, desde o básico até o superior, com o objetivo de nos tornar cidadãos
críticos sobre a sociedade, sempre questionar, duvidar e pesquisar mais sobre,
e nos livrar um pouca da falácia que é muito comum, atualmente.
Acad: Ailton Silva
Jocélio Silva
Willian Fernandes
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