sexta-feira, 27 de março de 2015

ESTUDOS INICIAIS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A apreensão do saber distingue-se em várias formas no âmbito da filosofia em que o conhecimento é tido como principal foco da discussão.
Muitas formas sobre possibilidade do conhecimento estão destrinchados pelo texto, dentre essas possibilidades chamam atenção conceitos como dogmatismo e Inatismo. O primeiro fala que na interpretação feita subtende-se que o conhecimento já nos são dados como tais, sem necessidade de uma ação mediadora, e também no subjetivismo e realismo onde seu conceito retrata que não há verdade absoluta quando se trata de conhecimento.
Mas será que a obtenção do conhecimento não precisa ser mediada ou sistematizada? Será que tudo que ouvimos é verdade e tem validação concreta? Não é concordando e nem descordando dos autores, é levantando questões para serem pensadas e analisadas.
Para haver um conhecimento é preciso haver acesso ao mesmo, e o Inatismo chama atenção, já que seu conceito cita e afirma que as pessoas naturalmente carregam aptidões hereditárias e toda a sua aprendizagem se volta para a genética. Mas uma questão aqui é levantada, será que a cultura ou condições socioeconômicas não afetariam na aprendizagem?
Com essas questões, o construtivismo surge como uma linha que investiga o processo de educação, não só internamente mas também exteriormente, o que tentará abranger e entender a questão da aprendizagem.
Todos os tópicos do texto têm questões a serem levantadas, porém, são de grande relevância para o entendimento do ponto de vista filosófico da educação e seus complexos fatores.

Bruno Cabidelli
Jean Chagas
                                                                                                                                   

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