Nas aulas de Educação Física na escola é muito comum ver o esporte como destaque, e isso nos faz refletir sobre a supervalorização do esporte competitivo e seus pontos negativos, onde por alguns momentos limita outras formas de aprendizagem não só a pratica esportiva, sendo assim, professores logo, começam a formular ideias de está aplicando a suas aulas um segundo plano onde suas propostas serão aprofundar seus ensinamentos através de valores mais amplos a serem trabalhados em suas aulas, tirando aquela visão que o professor de Educação física tenha que limitar suas aulas através do "quarteto fantástico", muitas vezes o professor tem alguma dificuldade em está percebendo no cotidiano de suas aulas a questão de como é importante trabalhar esse valores através das nossas ações levando a um pensamento mais a fundo do processo de reflexão, é a formação de homens e mulheres que estão em nossas mãos, e a parte filosófica da disciplina nos mostra isso com excelência.
A Educação física, transparece dificuldades na renovação das praticas filosóficas da profissão, incluindo em suas aulas meios que as levem a trabalhar tais valores, sendo assim o professor começa a repensar a sua busca da valorização do ser, pensando no lado de acrescentar seus conhecimentos. Essa busca nos mostra bons resultados, a educação física assume seus papeis na sociedade, em diversos momentos foi nos apresentado a questão da educação física se limitar a "o biótipo, perfeito", da pratica esportiva, e etc. Mais só se limita a essas e outras formas, e nos causa um conflito sobre, sim a educação física não é só isso. Se inserir em um espaço educacional, onde a sua função não é torna alunos, atletas, e outros, mais com outro olhar, forma cidadãos, pensadores e com consciência critica, educando para que a sua trajetória seja de um ser, que impõe suas ideias e ideais, tornando a assim a Educação física, uma disciplina, que ao invés de não forma nenhum tipo de individuo, porem para que esses valores sejam invertidos, muitos avanços ainda precisam ser trabalhados.
Juliana T.
Zanetti
Nathara Taffner
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Educação Física vem tomando um novo horizonte e rumo na sociedade, desenvolvendo não só o lado competitivo e de alto rendimento dos alunos, mas sim também o lado intelectual do individuo, fazendo assim nossa área de trabalho tomar outra formato tendo respeito e principalmente tira o nosso rótulo de “rola bola”. Ailton Antonio da silva
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor muitos a educação é vista sempre da mesma forma. Mas quando existe profissionais competentes que a tornam diferenciada por terem objetivos e conhecimentos maiores. Vendo que a prática atrelada a filosofia, a teoria etc. Torna-se mais interessante e mais valorizada.
ResponderExcluirComo disse o texto acima, o profissional de Educação Física em um olhar geral, é prisioneiro de sua própria falta de interesse, onde muitos profissionais fazem simplesmente nada, com isso essa geração de alunos estão pobres de conteúdo e muito mais de conhecimento, mas nem tudo está perdido, ainda existe cursos que se preocupam em formar professores que pensam em um aluno que virá se formar um cidadão, pensando que sua formação se faz na escola, para um futuro melhor para nós todos.
ResponderExcluirAtt.: Willian Fernandes.
O Professor de Educação Física era aquele professor que só trabalhava com os alunos o quarteto fantástico, mas que hoje em dias já está ficando no passado. Profissionais qualificados estão entrando no mercado de trabalho para mudar esse realidade que por muito tempo era visto na escola. Os Professores estão buscando respeitar as fases do desenvolvimento conectivo das crianças que segundo Piaget a aprendizagem e diferente do desenvolvimento, pois ele entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico, que por isso eles devem caminhar juntos para formação de um cidadão.
ResponderExcluirAtt.: Elvis Castello Raimundo,
Alguns professores de Educação Física ficaram presos no passado, referindo aos conteúdos,pois as atividades propostas são atividades de simples treinamento, e movimentos executados sem nenhum objetivo, cabe a nós estudantes da área, a desempenhar um papel de mudança, onde todos os conhecimentos possam ser organizados na formação de um cidadão. texto muito claro. Parabéns.
ResponderExcluir