sábado, 14 de março de 2015

REAL X VIRTUAL

Impressionante como as pessoas estão cada vez mais envolvidas e influenciadas por novas tecnologias e como se tornam cada vez mais dependentes! “Há algo errado com o mundo. Você não sabe o que é, mas há.”

Inovações tecnológicas, redes sociais, aplicativos para celulares, entre outras ferramentas, se tornaram complemento indispensáveis à vida. Há pouco tempo, as pessoas tinham hábitos como: acordar pela manhã e escovar os dentes. Agora, o que se tornou mais comum é verificar as notificações no celular antes mesmo de se levantar. Mas até que ponto esses novos hábitos podem afetar outros aspectos da sua vida?

Nesse novo mundo em que estamos vivendo, se tornou muito comum nos deparamos com pessoas incapazes de se concentrar em algo que esteja acontecendo ao seu redor o que as impedem de estarem inteiras ou atentas aquele momento. “A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo colocado diante de seus olhos, para que não veja a verdade.” Mas o que seria verdade então? Tem se tornando tão comum pessoas estarem em “outro Mundo” que não seja o mesmo que o seu! Acontece que a era digital ou mundo virtual te afasta do que você realmente é. E não venha me dizer que quem controla sua vida é você!? As pessoas perderam a capacidade de interagir quando estão no celular. (Ei, sai da MATRIX?) Talvez não estejam vivendo o que é real naquele momento? Mas o que é viver algo real? 

O controle da sua vida vai além do seu alcance. “Não gosto de pensar que não controlo minha vida.” É a sua inserção no mundo virtual que é quase que imperceptível, uma vez que você consegue falar dos problema que ele causa, mas não consegue livrar-se deles. O fato é aceitar a fusão desses dois mundos, virtual e real, e adaptar-se.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais virtual, em que a tecnologia se torna uma ferramenta importantíssima ao nosso cotidiano. “Sei que este bife não existe. Sei que quando eu o coloco na boca, a Matrix diz ao meu cérebro que ele é suculento e delicioso. Após nove anos, sabe o que percebi? A ignorância é maravilhosa.” A tecnologia em si não vai desencadear ou mudar algo em você, mas forma como irá utiliza-la, sim. Não controle sua vida, controle suas medidas.

                                   Por Geovane Gaede, Rosicléa Mattos e Stevison Cometti

Um comentário: