A linha construtivista instiga na criança a curiosidade,
onde ela é levada pelas suas experiências encontrar as respostas, tudo a partir
de seus conhecimentos e interações sociais. Esse método acredita que o saber
nunca está terminado, e que se encontra em um processo ainda de construção,
sempre tem que estar buscando mais informações para o saber. Acredita-se que a
criança participe ativamente de seu aprendizado, como por exemplo, se
alfabetizar sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que o induzem a decorar,
fundamentando-se apenas na escrita. Parte-se da ideia de que a criança, antes
mesmo de ser alfabetizada no ambiente escolar, já descobriu como funciona o
processo de aprendizado do alfabeto, como, por exemplo, ler do lado esquerdo
para o direito.
A pedagogia progressista se manifesta nas tendências
libertária e libertadora, onde apresentam em comum junto com o construtivismo,
a ideia de se chegar ao saber através das experiências vividas, dando mais
valor ao processo de aprendizagem em grupos do que os conteúdos de ensino.
Através desses métodos para se construir o saber abre-se mão
dos conteúdos de ensino, frisando sempre as experiências como parte fundamental
do aprendizado, mas será essa a melhor forma de aprender?
Bruno Cabidelli
Jean Chagas
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