sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tema da paródia: Construtivismo e Progressista

A linha construtivista instiga na criança a curiosidade, onde ela é levada pelas suas experiências encontrar as respostas, tudo a partir de seus conhecimentos e interações sociais. Esse método acredita que o saber nunca está terminado, e que se encontra em um processo ainda de construção, sempre tem que estar buscando mais informações para o saber. Acredita-se que a criança participe ativamente de seu aprendizado, como por exemplo, se alfabetizar sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que o induzem a decorar, fundamentando-se apenas na escrita. Parte-se da ideia de que a criança, antes mesmo de ser alfabetizada no ambiente escolar, já descobriu como funciona o processo de aprendizado do alfabeto, como, por exemplo, ler do lado esquerdo para o direito.
A pedagogia progressista se manifesta nas tendências libertária e libertadora, onde apresentam em comum junto com o construtivismo, a ideia de se chegar ao saber através das experiências vividas, dando mais valor ao processo de aprendizagem em grupos do que os conteúdos de ensino.

Através desses métodos para se construir o saber abre-se mão dos conteúdos de ensino, frisando sempre as experiências como parte fundamental do aprendizado, mas será essa a melhor forma de aprender?


Bruno Cabidelli
Jean Chagas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário