sábado, 30 de maio de 2015

O Tecnicismo e o Behaviorismo no processo da Educação.

O processo tecnicista apresenta como elemento principal, a organização racional dos meios, ficando o professor e o estudante em uma posição secundária. Tanto o professor como o estudante passou a assumir a condição de "executores do processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos, imparciais".
Este processo é sustentado por um dos paradigmas da Psicologia: o behaviorismo ou comportamentalismo que, por coerência, veem a Tecnologia Educacional como a grande inspiradora do tecnicismo. Os behavioristas ou comportamentalistas valorizam a experiência planejada como a base do conhecimento. Skinner pode ser considerado como um dos principais representantes dessa corrente de pensamento.
Skinner considerava como sociedade ideal aquela em que se implanta um planejamento social e cultural. Segundo ele, a cultura passa a ser representada pelos usos e costumes dominantes, pelos comportamentos que se mantêm porque são reforçados na medida em que servem ao poder econômico político.
Nesse sentido, o controle e o diretivismo do comportamento  humano são considerados inquestionáveis. Nesse planejamento social, o indivíduo tem a função de manter-se um ser passivo e respondente ao que dele é esperado, pois o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Nesta direção, a função da educação é transmitir  conhecimentos assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manutenção e controle do ambiente cultural e social. Para tanto, a escola passa a ser uma agência educacional com uma forma peculiar de controle do ambiente cultural e social. Para tanto, a escola passa a ser uma agência educacional com uma forma peculiar de controle para os comportamentos que se pretendia instalar e manter.
Skinner considera que em uma situação de aprendizagem, a partir da resposta apresentada pelo sujeito e pelo reforço estabelecido para esta resposta, é que se analisa a probabilidade daquela resposta ocorrer novamente e, assim, controlar o comportamento. Sendo assim, a aprendizagem ocorre devido ao reforço, principalmente pela presença das contingências do reforço.
Na tentativa de entender as exigências de trabalho da sociedade da época, a abordagem tecnicista buscou "planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência". Nesta proposta, o marginalizado passa a ser sinônimo de incompetente, ineficiente, improdutivo.
De acordo com Skinner, estudantes não aprendem simplesmente fazendo. Nem aprendem simplesmente por exercício ou prática. A partir apenas de experiência, um estudante provavelmente nada aprende. Simplesmente estar em contato com o ambiente não significa que o estudante o perceberá. Para ocorrer a aprendizagem devemos reconhecer a resposta, a ocasião em que ocorrem as respostas e as consequências da resposta, que está faltando na sala de aula, é o reforço positivo, também chamado de feedback. O processo educativo, então, fica reduzido a uma de suas dimensões: a dimensão do saber fazer.
Ediely Loureiro
Luan Gomes







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