Quando falamos de Tecnicismo na educação percebemos que o
planejamento e organização racional das atividades pedagógica seriam mais
eficazes se por acaso fossem desenvolvida por quem realmente conhece os alunos
e o cotidiano da escola, pois dessa forma na qual vivem os professores, ficam
totalmente engessando, é como se escolas se transformassem em fabrica separada
por setor de planejamento e de execução, e os professores em operários dessas
fabricas, apenas para cumpri ordem, pois por mais que eles saibam qual seria a
melhor forma desenvolver o ensino ele fica encurralado pelas leis de pessoas que
não conhece a realidade das escolas. O tecnicismo busca ensinar os alunos por
meio de treinamento, com o intuito de adaptação do indivíduo para o mercado de
trabalho.
Ao falar sobre Behaviorismo estamos falando do
comportamento, cunduta. Para o Behaviorismo
a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável diante dos
fatos das ciências naturas e exatas.
Na educação remete
uma mudança do comportamento em todos os elementos para melhorar o processo de
aprendizagem, pois para ele os estímulos específicos poderiam transformar e
moldar o comportamento da criança fazendo que ela pudesse exercer a profissão
que ele escolher-se. Será que apenas modificando as condutas, comportamento dos
indivíduos vai melhorar o processo de aprendizagem?
Elvis e Ivani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário