sábado, 30 de maio de 2015

Escola Nova e Antiautoritarismo

A Escola Nova é o primeiro movimento organizado contra a Escola Tradicional. Onde o aluno é colocado no centro do processo educativo. Ela defende que todos devem ter acesso ao saber, que ele não é direito exclusivo das minorias. A criança aprende agindo, experimentando, vivenciando...
O processo do conhecimento é mais importante que o produto. A questão não é só aprender, mas aprender a aprender. O conhecimento se insere a partir de situações reais e concretas do cotidiano do aluno, dessa forma fazendo sentido para ele e o professor fica responsável por estimular e orientar esse processo. A nota não é importante, pois o que vale é o processo e não mais o produto. Portanto, a avaliação interessa aos alunos a medida que eles passam a fazer parte dela por meio do seu progresso no processo de construção de sua própria aprendizagem. O conteúdo são as experiências dos alunos e sobre estas que o professor constrói suas aulas.
Segundo o antiautoritarismo "a educação deve ser realizada em liberdade e para liberdade". Não é tratar o indivíduo com tom autoritário, mas fazê-lo entender os por quês. Uma forma de educação relacional, não individual, não diretiva, centrada no estudante e não no professor. Critica a ação do Estado e da Igreja na Educação e preza por uma sociedade mais igualitária, sem diferenças sociais e econômicas. De acordo com Carl Rogers: "É necessário que o educador não propriamente dirija, mas crie condições para que o sujeito seja capaz de se guiar por conta própria". Ou seja, você já sabe, só é instigado a descobrir o que sabe, tarefa a qual cabe o professor.

Carla Laís
Stéfany K.







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