Reflexão
sobre a paródia
Ao criarmos nossa paródia,
nos atentamos ao fato dos pensadores e suas respectivas filosofias. Dewey com
sua filosofia propôs a aprendizagem através da atividade pessoal do aluno,
priorizando o aspecto psicológico da educação. Sua filosofia foi determinante
para que a escola nova se propagasse no mundo todo. Já Paulo Freire se voltava
para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, em que o educador e
educando aprendem juntos, numa relação dinâmica. Contribui também à teoria dialética
do conhecimento, dizendo que a melhor maneira de refletir é pensar a prática.
Herbart dizia que a filosofia representou a elaboração e a análise da
experiência, defendendo a ideia de que o objetivo da pedagogia é o
desenvolvimento do caráter moral.
Ao lermos e analisarmos seus pensamentos e
falas para a composição da paródia nos pareceu que uma filosofia “completava” a
outra, e pensamos que por esse fato esses pensadores foram importantes para a
filosofia da educação.
João Wesley Lazarini
Vinicius Schultz
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