sábado, 25 de abril de 2015

Tudo não passa de uma questão de bom senso

Levando em consideração um dos pensamentos de Descartes, onde ele afirma que o corpo tem a mesma dignidade e natureza que a mente, sendo ela a substância pensante e ele a substancia extensa, podemos deduzir que o corpo é apenas um sustento para a mente, pois este não pensa. A mente faz com que o corpo haja e dessa forma um necessita do outro. Ou seria o corpo uma extensão da alma? Isso, não se sabe, pois como afirma Spinoza, “Não se sabe o que pode o corpo”. Será isso, pelo fato de não se saber também o que pensa a mente? Afinal, não se pode saber do pensamento de ninguém, a não ser o seu próprio, ou que a pessoa o diga, então por este motivo, não se sabe o que pode o corpo e muito menos a mente.
Outro ponto importante, é que seu próprio corpo te limita a certas ações, mas se não houver ninguém para lhe dizer que algo é impossível de ser realizado pelo seu corpo, então certamente você pode tornar possível o ato. E este pensamento nos leva a ideia de outro filósofo: Rousseau ao inferir sobre liberdade como valor supremo do ser humano, nos leva a pensar que não se pode ser totalmente livre vivendo em sociedade, pois para garantir o bem-estar e segurança do próprio indivíduo, do seu corpo e da sociedade onde vive, é essencial que a liberdade natural do homem seja limitada. 
A limitação de nossos atos depende de algo chamado ética, que por sua vez trata de assuntos morais, mas até onde devemos ser éticos? Vale a pena perder sua liberdade apenas para mostrar à sociedade que você é um indivíduo padrão e, portanto, segue as normas da ética?
Dessa forma, podemos concluir que deve haver um equilíbrio na execução de todos os nossos atos. Afinal, a vida em si é feita de limites, que podem ser ultrapassados ou apenas aceitados, levando em consideração o bom senso de cada um.

Estéfane H. Krause

Isabele Ohneszorge

Um comentário:

  1. Quando se fala de corpo e de mente, certamente é uma questão de bom senso saber que ambos são interdependentes, ou seja, funcionam de maneira integrada. Mas afinal, qual seria a relação existente da alma neste contexto? Não seria algo relacionado apenas as religiões? Acho que alma é um termo bíblico onde os cristãos acreditam que é algo que "anima" o corpo. Nosso corpo, fisiologicamente, é uma mistura de reações químicas feita na medida certa para adaptar-se ao ambiente em que vive. Por tanto, é fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

    Por Rosicléa Mattos

    ResponderExcluir