sexta-feira, 24 de abril de 2015

DRAMATIZAÇÃO - Descartes, Spinoza e Rousseau.

Esses 3 filósofos se enquadram na Filosofia Moderna, ao qual estão voltados a mentalidade racionalista, cujos princípios são levados a pensar um pouco mais sobre a autoridade da igreja, pois eram pensadores que se colocavam a oposição dessa autoridade.
Falando um pouco sobre eles para assim entendermos essa linha de raciocínio começaremos com o René Descartes que defendia a ideia que tudo tem uma razão/explicação.
Se temos um corpo como algo que nos move para levarmos aonde queremos ir, com ele fazemos e realizamos as vontades e desejos ao qual é criado através de nossa mente, nosso pensamento está ligado ao nosso corpo.
Spinoza veio logo após Descartes com o pensamento de que a razão e a emoção estão interligadas através do seu conhecimento. O nosso corpo é como uma máquina ativa, para produzir coisas que ao agir acaba nos surpreendendo. Pois do que vale termos um corpo, se o que acontece em nós ou fora de nós não depende do nosso poder ?
Já Rousseau tem a ideia oposta de Descartes e de Spinoza, ao qual, ele defende a ação pela emoção. Levando a pensar que tudo muda a partir do momento que o homem tem sua liberdade e entra em contato com a sociedade. Pois ele acredita que o homem nasce bom e a sociedade que o destrói.
Agora que deixei um pouco mais claro a respeito dos filósofos, nos resta apenas uma dúvida, qual dele tem razão diante de uma situação? Eu devo agir pela razão, emoção ou impulso ? Até que ponto somos levados a acreditar que nossa mente está separada do corpo ou vice versa ?
Somo seres humanos capazes de ir e vim , pensar ou agir da maneira que quisermos. Então resta apenas para nós agirmos da maneira correta, pensando primeiramente, pois tudo tem uma explicação.

Juliana Rocha 
Jéssica Ribeiro

Um comentário:

  1. Baseando-se na filosofia Medieval, onde Descartes defende que para tudo há uma razão, levando em conta que o corpo seria o o combustível que nos move à algum lugar, que nos faz realizar as vontades e desejos, através de nossa mente. Seria então, a nossa mente o nosso lar ?

    Concordando com Spinoza, acredito que razão e emoção estão em constante interligação através do conhecimento, pois este é construído a todo instante.
    Já seguindo a ideia de Rosseau, o homem em contato com a sociedade, acaba sendo influenciado. Mas será o meio que o envolve o único influenciador ? Será que somos influenciados ou nos deixamos influenciar ?

    ResponderExcluir